Meme?? Búzios?? Minha arte???

meme-artigo-trabalho-academico

O meme é uma parte integral da comunicação em redes sociais, mas seu surgimento é anterior à popularização da internet. A origem do termo vem do livro O Gene Egoísta, de 1976, do autor Richard Dawkins. Ele queria um termo para definir algo que é análogo ao gene na genética só que para a memória, a sua unidade mínima; essencial para a replicação de informação de cérebro para cérebro, uma unidade de evolução cultural que tem o potencial de se propagar.

“Precisamos de um nome para o novo replicador, um substantivo que transmita a idéia de uma unidade de transmissão cultural, ou uma unidade de imitação. ‘Mimeme’ provém de uma raiz grega adequada, mas quero um monossílabo que soe um pouco como ‘gene'”. DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta.

Mas o que exatamente define um meme?

gif-pensando

Wil Fulton, da Thrillist, com a ajuda de Limor Shifman, autora de Memes in the Digital Culture, e de Elliot Tebele, dono da famosa conta no Instagram reprodutora de memes FuckJerry, compilaram uma lista das principais características que formam um meme. Elas seriam:

  • Mensagem: É necessário ter uma mensagem ou referência central claramente definida a ser entendida, e que seja empática, uma experiência ou conhecimento compartilhado por todos. O meio da mensagem não precisa ser necessariamente uma imagem associada a um texto; pode não ser nenhum deles, ou os dois. Também pode ser vídeo, ou apenas áudio.
  • Evolução: O meme não pode permanecer estático, fixo. Ele precisa ser adotado, remixado, alterado por uma comunidade de pessoas que passaram a usá-lo.
  • Maleabilidade: Deve auxiliar na sua própria evolução por ter características definidas que podem ser alteradas enquanto mantêm e preservam alguma similaridade com a mensagem original.
  • Efeito: É necessário que atinja um nível considerável de popularidade e entendimento, ou a mensagem não vai importar. Talvez a parte mais importante de um meme seja sua capacidade de ser viral.

(Tradução livre. Texto original em https://www.thrillist.com/entertainment/nation/first-meme-ever Acessado em 10/03/2019)

Como o primeiro meme surgiu?

É difícil achar uma data oficial do primeiro meme, mas o mais antigo encontrado que se encaixa no conceito e utilização atual do meme é uma charge de 1921 que saiu na revista Judge Magazine.

meme-1921

O meme acima apresenta o conhecido conceito de Expectativa vs Realidade, que se tornou ainda mais comum na internet após o filme 500 Dias Com Ela (2009), do diretor Marc Webb. Segundo Beckett Mufson, do Vice, esse formato pode ter nascido na revista Wisconsin Octopus, uma revista de universitários similar à The Judge, de 1919 ou 1920 (https://www.vice.com/en_us/article/mbxkwy/meme-1921-expectation-vs-reality-judge-magazine-comic-twitter, acessado em 10/03/2019).

Como o meme reflete a comunicação atual?

Esse modo de se comunicar através de memes reflete perfeitamente o conceito de que a comunicação humana é um processo artificial. Através de artifícios culturais, tecnológicos e sócio-políticos, a sociedade cria novas formas de se comunicar e de interpretar a realidade em que vive. Segundo Vilém Flusser, a comunicação humana tem a tendência de sempre criar novos significados e, assim, acumular informações. O meme é um retrato de que a comunicação humana tende sempre ao lado interpretativo, principalmente considerando a evolução cultural e tecnológica da sociedade.

meme-volta-que-deu-merda

A Polegarzinha, de Michel Serres, retrata bem como a geração mais nova “pensa” com a ponta dos dedos, mexendo no celular. Essa forma de pensar com apoio externo pode se relacionar com a forma com que os memes são usados pelos jovens.

“Nossa inteligência saiu da cabeça ossuda e neuronal. Entre nossas mãos, a caixa-computador contém e põe de fato em funcionamento o que antigamente chamávamos nossas ‘faculdades’: uma memória mil vezes mais poderosa do que a nossa; uma imaginação equipada com milhões de ícones; um raciocínio, também, já que programas podem resolver cem problemas que não resolveríamos sozinhos. Nossa cabeça foi lançada à nossa frente, nessa caixa cognitiva objetivada.” Serres, Michel. A Polegarzinha. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

A utilização dos memes hoje em dia é uma forma dos jovens de “digerir” o que acontece no mundo, procurando formas de trazer aquelas situações para sua vida, relacionando grandes eventos mundiais ou coisas ditas por celebridades com situações do dia a dia.

33526209_1904940096258119_6999119280117645312_n

Graças a grande quantidade de reprodução dos memes em situações diferentes, sua vida útil é extremamente reduzida, pois fica “saturado”, o que normalmente acontece quando pessoas de grupos sociais diferentes do que originou o meme passam a usá-lo.

O meme também serve como moeda de troca, um símbolo de uma pessoa atualizada e cheia de referências. O tipo de meme que você usa e a situação em que você o utiliza podem passar várias informações sobre você, como gostos pessoais, idade, posicionamento político e orientação sexual.

meme-bolsonaro-fantasma-cerébro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s